domingo, 18 de julho de 2021

“1ª CAVALGADA SOLIDÁRIA #AFOMENAOEFAKE!” ARRECADA MAIS DE TRÊS TONELADAS DE ALIMENTOS E RESGATA O TROPEIRISMO NA CIDADE

A Prefeitura de Sorocaba realizou, neste domingo (18), a “1ª Cavalgada Solidária #AFOMENAOEFAKE!”. O intuito principal foi a solidariedade, com a coleta de mais de três toneladas de alimentos para a campanha, que serão distribuídos para famílias em situação de vulnerabilidade social ou emergencial, em razão da pandemia. Além disso, o encontro se mostrou um importante movimento de resgate ao Tropeirismo, parte fundamental da história e da cultura do município.
tropeirismo, cujo termo deriva de tropa, foi uma atividade itinerante desenvolvida por grupos de homens, os tropeiros durante a época colonial do Brasil. O tropeiro conduzia o gado por trilhas conhecidas mas mesmo assim as viagens podiam durar várias semanas.
No Brasil Colonial, principalmente nos séculos XVII e XVIII, os tropeiros tinham uma grande importância econômica. Estes condutores de mulas eram também comerciantes. Os tropeiros faziam o comércio de animais (mulas e cavalos) entre as regiões sul e sudeste
.O Tropeirismo, que em Sorocaba teve início por volta de 1750, com a instalação do Registro de Animais em Sorocaba, tornando-se uma sistemática passagem de tropas xucras ou arreadas e, consequentemente, a realização de grandes feiras, famosas em todo o país e que normalmente, duravam de dois a três meses. Isso se deve a localização privilegiada de Sorocaba.
Também percebemos a culinária Tropeira iconificada na cultura Sorocabana com o feijão tropeiro, consistindo basicamente, feijão cozido, com toicinho defumado, carne seca, engrossado com farinha de mandioca ou milho. Pode ser acompanhado com torresmo e couve frita. Esse prato varia conforme a disponibilidade dos produtos mas, essencialmente, não apresentava grandes mudanças. Alimento calórico para satisfazer as necessidades do trabalho pesado dos tropeiros. Muitas vezes, consistia na única refeição do dia, depois de uma longa jornada de estrada e da lida atenta e cansativa das tropas.






































































































































































 FOTOS: VANDERLEI PEDRAÇOLLI

Nenhum comentário:

Postar um comentário